sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Corregedoria do CNJ retoma nesta sexta desmonte de aeronaves em aeroportos brasileiros


Luiz Silveira/ Agência CNJ
Corregedoria retoma nesta sexta desmonte de aeronaves em aeroportos brasileiros


A Corregedoria Nacional de Justiça retoma nesta sexta-feira (6/8) o programa de desmonte de aeronaves de grande porte que se encontram estacionadas nos principais aeroportos brasileiros, sem condições de navegação. O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, participará de cerimônia às 14h30 no Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes, que marcará o início do desmanche de dois aviões da Vasp estacionados no pátio desde 2005.
A ação integra o programa Espaço Livre – Aeroportos, criado em 2011, com o objetivo de unir o Poder Judiciário e autoridades do setor aeronáutico brasileiro na busca de soluções para a retirada de aviões sob custódia da Justiça em aeroportos brasileiros. A sucata resultante do desmanche será vendida posteriormente em leilão, a exemplo do que foi feito com aeronaves da Vasp estacionadas em Congonhas/SP. O valor arrecadado será revertido para o pagamento de credores da massa falida.
A cerimônia em Recife contará com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, e do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, entre outras autoridades, e será realizada no Auditório do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre.
Com a retomada do programa, o desmanche e a remoção de aviões que estão nos pátios dos aeroportos internacionais do Galeão (Rio de Janeiro), Confins (Belo Horizonte/MG) e Pinto Martins (Fortaleza/CE) também estão previstos.
A meta da Corregedoria Nacional é remover, até o final do ano, todas as aeronaves de grande porte que estão paradas em pátios de aeroportos. Conforme levantamento realizado em junho último, são 53 aeronaves em 11 aeroportos.

Em Recife, são dois Boeings, modelos 727-200 e 737-200. O primeiro era utilizado no transporte de cargas e o segundo, no transporte de passageiros. Com o desmonte, uma área de 2.500 m² será devolvida à administração do aeroporto, que poderá usá-la na ampliação das operações aeroportuárias. No mesmo dia, em Salvador/BA, no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, serão desmontados três Boeings 737-200, também pertencentes à massa falida da Vasp.
Após a cerimônia em Recife, as autoridades e os jornalistas presentes irão ao local onde estão as aeronaves, para acompanhar os primeiros cortes dos aviões. Será permitida a captação de imagens.
Espaço Livre – Dezenove aeronaves de grande porte já foram desmontadas, leiloadas ou removidas de aeroportos brasileiros desde o início do programa Espaço Livre – Aeroportos, em fevereiro de 2011. Os aviões estavam parados nos aeroportos de Congonhas/SP, Galeão/RJ e Salgado Filho, em Porto Alegre/RS, e pertenciam às empresas Vasp (9 aviões), Varig (6 aviões) e VarigLog (4 aviões).

Agência CNJ de Notícias

Serviço:

Desmonte de aeronaves em Recife
Aeronaves: Dois Boeings, modelos 727-200 e 737-200, pertencentes à Vasp.
Local: Auditório do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre.
Horário: 14h30
Após a cerimônia, as autoridades e os jornalistas irão ao local onde estão as aeronaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário